A tristeza no domingo

Sentir tristeza aos domingos é bastante comum e isso ocorre porque nosso psiquismo funciona pelo princípio de prazer quando relaxamos em momentos de lazer.

O domingo representa o princípio de realidade se aproximando e isso pode ser muito angustiante para pessoas que estão enfrentando situações difíceis de serem administradas na realidade.

O contato com uma realidade ruim e conflituosa causa ansiedade e angústia e, em geral, o domingo é o dia que a grande maioria das pessoas revê seus problemas e prepara-se para enfrentá-los.

banner-curso-funcao-materna_728x90

Ao aceitar a realidade e agir de modo criativo na solução de seus problemas, as angústias como as do final do domingo podem ser amenizadas gradualmente.

O contato criativo com a realidade mostra a saúde mental do indivíduo que possui problemas mas consegue administrá-los de modo a não afetar seu bem estar emocional.

Os problemas podem ficar maiores antes de surgirem e a expectativa pelas situações da semana pode causar muita ansiedade e angústia, por isso devem ser resolvidos à medida que surgem, na prática.

Respire fundo e deixe que cada situação apareça para que possa resolvê-las dentro de suas possibilidades. Um psicólogo pode ajudá-lo caso essa flexibilidade na administração de suas emoções não seja encontrada.

3 comentários sobre “A tristeza no domingo

  1. Vânia Márcia Leone Gonçalves disse:

    “…CONTATO CRIATIVO COM A REALIDADE…”
    Digo sempre: Nossa neurose fica no seu devido lugar, meio sossegadinha, quando fazemos o “Exercício do Possível”. Não basta fazer planos, traçar metas, arregaçar as mangas etc Precisamos associar uma certa humildade (a de reconhecer que não poderemos ter controle de tudo só porque queremos) a uma certa resistência às frustrações, para podermos relativisar resultados, fazer reavaliações, não desistir de reenfrentar td de novo num outro momento e, principalmente, não adoecer emocionalmente!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s