A fragilidade de SER HUMANO

As pessoas tomam rumos diferentes de pensamentos, sentimentos, decisões e escolhas. Alguns deles tão difíceis de serem entendidos por quem está a sua volta e, muitas vezes, difíceis de serem respeitados.

Deveríamos nos encantar com a imensa gama de possibilidades (infinitas, de fato) com que a interação de um bebê que cresce rodeado de pessoas, histórias, dores e perdas e a capacidade que tudo isso tem de resultar num ser humano único.

banner-curso-funcao-materna_728x90

Temos possibilidades de recursos semelhantes, deveríamos ser capazes de desenvolver empatia, de nos colocar no lugar do outro, de ouvirmos uma história e nos encantarmos. Porém, temos ferramentas de defesas para evitarmos o sofrimento e atacarmos quem nos ameaça com uma facilidade muito superior ao desenvolvimento da empatia.

Temos certezas fantasiosas que nos constroem, que nos fazem nos sentir sólidos como gente e temos necessidade de mantermos essa estrutura em pé, firme, baseada em nossas vivências e experiências que trouxeram significados para essa vida e essa construção, mesmo que baseada em ilusões que nos acalmam e confortam.

Todos nós precisamos disso, todos… e compreender que o outro também precisa não deveria ser uma tarefa tão difícil!

Compreender que o outro se sente ameaçado em suas estruturas, com suas questões e reflexões, que é difícil de repente não saber mais quem ele é, que pode não sentir mais firmeza nas próprias crenças que o deixavam tão seguro. Compreender que as pessoas possuem limitações e, por isso, defendem com unhas e dentes suas ideias, suas ideologias, suas crenças, seus caminhos.

Isso é ser humano…que atire a primeira pedra quem consegue não ser…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s