Sentir culpa não é sinal de responsabilidade

O sentimento de culpa é algo que desenvolvemos de modo gradual em nossa primeira infância. É um momento marcante psicologicamente, pois dá-se o início de um amadurecimento psicológico que significa colocar-se no lugar do outro e perceber os danos que você pode ter lhe causado.

Naturalmente, após sentirmos a culpa, desenvolvemos o senso de cuidado com o outro, principalmente para evitarmos nosso próprio sofrimento de termos a sensação de ter prejudicado alguém. Os psicopatas agem sem culpa e este é um modelo muito assustador de interação social.

banner-curso-funcao-materna_728x90

Quando o sentimento de culpa é excessivo, em casos em que a educação foi muito rígida e repressiva, a ideia de sentir-se responsável por prejuízos ao outro pode ser apavorante e é assim que o sentimento de culpa em excesso pode conduzir pessoas a atos de irresponsabilidade e falta de compromisso. A angústia pode ser tão grande que a ação vai de encontro à da responsabilidade, o que pode parecer estranho quando se pensa na educação tradicional, principalmente a que foi influenciada pela cultura judaico-cristã. O que pode parecer comum aos olhos de todos, como o fato de alguém que é criado com muita culpa tornar-se muito responsável, pode ter o efeito contrário.

É comum que as pessoas associem o sentimento de culpa ao excesso de responsabilidade, mas este caso só é possível quando tal sentimento foi dosado com permissividades egóicas que aliviem o gatilho para atos de fuga de compromissos e responsabilidades, pois a culpa pode ser angustiante demais para ser aturada.

Caso você se identifique com esta situação, procure ajuda psicológica profissional. A culpa em excesso pode trazer malefícios para sua vida emocional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s