CursoTPcC111

Aspectos práticos da clínica

O curso tem como objetivo oferecer subsídios para uma melhor compreensão das técnicas psicanalíticas utilizadas no atendimento clínico de crianças, onde seus participantes terão uma visão teórica e prática necessária para uma técnica e uma reflexão psicanalítica ética, para que possam intervir mais ampla e profundamente no contexto clínico.

A importância da família e das figuras parentais deve ser levada em consideração, valorizando as relações afetivas desde a tenra infância, como também, o processo da transmissão consciente e inconsciente entre as gerações.

Pensar os fenômenos subjetivos e o sofrimento psíquico sobre a ênfase dos processos inconscientes preconizados por Freud e seus mais ilustres seguidores, Melaine Klein, Anna Freud e Winnicott tem contribuído de forma importante para a formação de psicólogos.

Além disso, as ideias psicanalíticas sobre o desenvolvimento humano, da personalidade, do pensamento e da linguagem, possibilitam compreender as crianças, numa linha contínua e do tempo; considerando a fase e a história de vida, acontecimentos passados implicados no presente, fatores internos e inter-relacionais, desejos e necessidades, além das representações e aspectos individuais que irão permear cada pessoa ao longo de sua vida.



Conteúdo Programático

  1. A Psicanálise de Crianças;
  2. Escolas Clássicas e o Brincar;
    1. Melanie Klein;
    2. Anna Freud;
    3. Donald Winnicott;
  3. Observações Práticas Importantes;
  4. Componentes Elementares do Aparelho Psíquico;
    1. Senso-percepção;
    2. Afetos;
    3. Conduta;
    4. Memória;
    5. Pensamento;
    6. Linguagem;
    7. Inteligência;
    8. Juízo Crítico;
  5. A Formação da Personalidade – As Fases do Desenvolvimento;

  6. Signos e Símbolos;

  7. Relação com os Pais;

  8. Indicação de Leituras.


Docente:

foto-Redonda

Sylvia Labrunetti
Doutora e Mestre em Psicologia. Docente e Coordenadora do curso de Psicologia da UNISO. Psicóloga e supervisora clínica na linha psicanalítica.

 


Depoimentos:

coment-01

Captura de Tela 2018-07-05 às 10.05.29


Retornar